Hoje, há grandes desafios pela frente: um aquecimento do clima, níveis sem precedentes de poluição, e de poderosos interesses especiais minando básico de proteção. Não há tempo a perder no encontro de soluções inovadoras—é por isso que a AMEDI tem como meta reunir as pessoas para construir o mais poderoso e eficaz do movimento ambiental  para agir agora.

.

Contato

Atuamos em todo o Triângulo Mineiro

contato@amedi.org.br

+55 34 30845914

Publicado:
Março, 2009
Categoria:
Recursos Hídricos
Recursos:
Internos

Descrição

A Amedi participe do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba, que foi criado pelo Decreto nº 43.797 de 30/04/2004 e possui 64 conselheiros, dentre titulares e suplentes.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica, entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, constituem o “Parlamento das Águas”, espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Comitê é um termo que indica uma comissão, junta, delegação ou reunião de pessoas, para debate e execução de ações de interesse comum. Bacia hidrográfica é um território delimitado por divisores de água cujos cursos d’água em geral convergem para uma única foz localizada no ponto mais baixo da região. Unindo os dois conceitos: Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) significa o fórum em que um grupo de pessoas, com diferentes visões e atuações, se reúne para discutir sobre um interesse comum – o uso d’água na bacia.

 

Processos e Resultados

A Amedi tem participação efetiva no Conselho do Comité e atuou contribuindo  com a elaboração do Plano de Ação de Recursos Hídricos da Unidade de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba (PARH). 

  • Um plano importante para a bacia do PN3:Estamos tornando públicos estes estudos para que as pessoas possam participar e tomar conhecimento de que temos uma Bacia Hidrográfica grande e que tem ações a serem feitas nas áreas de educação, agricultura, energia elétrica para conservação e uso dos recursos hídricos, que são a base de toda a economia. Se nós não usarmos de acordo e não planejarmos ações socioeconômicas e educativas, podemos ter o risco de não ter este recurso numa bacia que é tão cheia como a nossa.
  • O plano teve 3 etapas:O PARH Baixo Paranaíba (PARH PN3) foi elaborado pela Agência Nacional de Águas a partir do conteúdo produzido no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Paranaíba e disponibilizado ao CBH PN3 e estruturado a partir de três etapas: Diagnóstico, Prognóstico e Metas/Programas
  • Eixo estratégico é atendimento da ampla diversidade:De acordo com o documento a ser apresentado, o recurso hídrico da bacia se revela como estratégico para atendimento da ampla diversidade de usos atualmente instalados na região, que envolve, por exemplo, abastecimento público, irrigação, indústria, geração elétrica e pesca/aquicultura.