Hoje, há grandes desafios pela frente: um aquecimento do clima, níveis sem precedentes de poluição, e de poderosos interesses especiais minando básico de proteção. Não há tempo a perder no encontro de soluções inovadoras—é por isso que a AMEDI tem como meta reunir as pessoas para construir o mais poderoso e eficaz do movimento ambiental  para agir agora.

.

Contato

Atuamos em todo o Triângulo Mineiro

contato@amedi.org.br

+55 34 30845914

Administrativo Transparência

A importância do Regimento Interno

O Regimento Interno tem por objetivo complementar o Estatuto Social, detalhando as regras gerais inicialmente mencionadas e especificando as normas de funcionamento e administração da organização. Em outras palavras, o Regimento Interno contém os procedimentos práticos e aspectos do dia a dia da organização.

No Brasil, a elaboração deste documento não é obrigatória e não é prevista em lei. A exceção à não obrigatoriedade de sua implementação será quando o Estatuto Social da organização determiná-la expressamente.

Vantagens

Apesar de ser um documento facultativo, o Regimento Interno pode ser útil, sendo extremamente recomendável que organizações de médio e grande porte o adotem, principalmente quando já têm um certo tempo de funcionamento e os procedimentos internos operacionais já se demonstram mais complexos.

Como o Regimento Interno pode ser útil:

  • Tornando o direcionamento institucional claro para o público interno da organização (missão, visão e valores institucionais);
  • Evitando sobrecarregar o Estatuto com detalhes operacionais muito específicos, tornando-o mais conciso e claro;
  • Previnindo dificuldades de interpretação do Estatuto que podem levar a organização a situações de impasse;
  • Proporcionando à organização um funcionamento transparente e seguro, reduzindo riscos;
  • Quando necessário, mantendo a confidencialidade das regras internas de operação da organização, pois o regimento não precisa ser tornado público;
  • Estabelecendo princípios, regras de procedimento, deveres e obrigações para seus membros e dirigentes;
  • Organizando as relações entre os membros da organização, sejam eles usuários, empregados, voluntários ou dirigentes;
  • Amenizando tendências demasiadamente centralizadoras e possibilitando a configuração de responsabilidade individual;
  • Proporcionando a futuros membros, dirigentes, colaboradores e até mesmo financiadores o acesso mais fácil às regras essenciais da associação;
  • Dando visibilidade sobre a boa governança da entidade; e
  • Permitindo alterações das normas internas sem necessidade de modificar o Estatuto Social e portanto dando maior eficiência à dinâmica de funcionamento da entidade.

Conheça o Regimento Interno da AMEDI.

Author

Assessoria de Comunicação

Leave a comment